Romeiros da Dutra sentido Rio/Basílica contam com ponto de apoio

Cerca de 22 voluntários da Paróquia Santa Rita de Cássia e São Sebastião de Cruzeiro-SP  organizaram um ponto de apoio, na Rodovia Dutra no sentido Rio de Janeiro à Aparecida do Norte, para os romeiros de N. Sra Aparecida na noite do dia 11 e madrugada do dia 12 de outubro deste ano.

Apoio para os Romeiros de N. Sra Aparecida - Voluntários.
Apoio para os Romeiros de N. Sra Aparecida – Voluntários.

O grupo montou barraca de atendimento, próximo da Lanchonete Graal, em Guaratinguetá-SP (cidade do primeiro Santo Brasileiro – Frei Galvão). Todos que precisavam eram acolhidos e recebiam cuidados especiais como café, biscoitos, bolos, frutas, água e até mesmo curativos ou massagens.

A voluntária Dulcineia Catarina de Carvalho que já participou de peregrinações relatou seu sentimento de felicidade em poder ajudar as pessoas que escolheram agradecer a Santa Mãe Aparecida através da caminhada até a Basílica neste ano.

“Muitos chegavam cansados, com fome, os pés machucados e nós oferecíamos ajuda a todos que quisessem”, relata Dulce.

Peregrino chega com os pés machucados.
Peregrino chega com os pés machucados.

Passaram pelos voluntários da Dutra pessoas das cidades de Queluz, Cruzeiro, Silveiras, Cachoeira Paulista (sede da Canção Nova-Instituição Católica), Canas, Lorena do estado de São Paulo e também das cidade cariocas tais como Itatiaia, Penedo, Resende e Rio de Janeiro.

Marcelo Gomes, integrante do grupo de voluntários, destaca que é um ato de fé em agradecimento a uma graça alcançada fator principal a motivar as pessoas realizarem esta longa caminhada.  Marcelo confirmou que foram muitas pessoas de diversas cidades atendidas.

Peregrinos de Penedo-RJ disseram que já tinham caminhado mais ou menos 24 horas e dois do Rio de Janeiro afirmaram estar na estrada à 7 dias. Havia até uma senhora de 71 anos na peregrinação que estava com os Romeiros de Resende-RJ quando chegou no posto de atendimento.

Ao decidir fazer uma atividade como esta é fundamental organizar um grupo grande com carro de apoio, alimentos, água, curativos, roupas adequadas entre outros itens importantes neste tipo de prática.

Foi o que fizeram as pessoas da Paróquia Santa Cecília da cidade de Cruzeiro, além de organizarem um grupo grande designaram a função de coordenador da caminhada para Lieferson. Ele ficava como último da fila para que se fosse necessário entrar em contato com o carro de apoio e assim socorrer alguém que viesse a passar mal.

Romeiros seguindo a caminhada rumo a Basílica após passar pelo ponto de apoio na Dutra.
Romeiros seguindo a caminhada rumo a Basílica após passar pelo ponto de apoio na Dutra.

Renato Silva, que também ajudou no ponto de apoio explicou “o ideal é caminharem juntos, pelo menos umas 20 pessoas, para um dar força ao outro”.

Já Daniele Nogueira, integrante da equipe de auxílio aos romeiros, reforçou “andar em grupo grande diminui as chances de assaltos em trechos críticos do trajeto”.

Tradicionalmente todos os anos o Santuário Nacional recebe milhares de pessoas de diversas partes do país para a festa da padroeira Nacional. Muitos passam horas ou até mesmo dias caminhando em peregrinação até a cidade de Aparecida-SP.

Mais de 145 mil fiéis estiveram presentes nas festividades do dia 12 de outubro (sábado) deste ano, conforme divulgou o A 12.com (site oficial do Santuário).

Confira galeria de fotos / Grupo de voluntários – ajuda aos Romeiros de N. Sra Aparecida:

Fotos: Arquivo pessoal – Paulo Carvalho e recebidas via whatsapp (Dulcineia).

Vídeo: Oração de início da peregrinação até a Basílica Nacional, com participação dos membros do grupo de apoio aos Romeiros da Dutra sentido Rio/Aparecida-SP.

 

Load More
FacebookWhatsAppEmailPrintFriendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *