O Teste de Cooper para a avaliação da Resistência Aeróbica

O Teste de Cooper foi criado para avaliar a resistência aeróbica dos soldados americanos em 1968, de lá para cá ele sofreu ajustes até chegar nas escolas.

Kenneth H. Cooper, talvez não imaginou que o método elaborado por ele, para fins militares, ganhasse notoriedade no mundo todo.

A partir de 1970, nossa Seleção Brasileira adotou essa avaliação física e isso ajudou na verificação de quais jogadores precisavam de treinos específicos. Desta forma, os bons resultados não

Bola de futebol de 1970 Nome: Telstar Pixabay
Bola de futebol de 1970
Nome: Telstar
Pixabay

demoraram a aparecer, como por exemplo o tri-campeonato a Copa do mundo de 70 com ótimas atuações.

O fato é que depois disso o Cooper se transformou em um dos mais populares e importantes meios para verificar como está o funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

No Instituto Canção Nova (ICN) avaliamos a resistência aeróbica uma vez por ano. Geralmente, isso é feito no mês de maio porque é quando as temperaturas começam a baixar.

Em nossa escola, o adaptamos da seguinte forma: o sexto ano faz em seis minutos, pois é o primeiro contato do aluno com esse tipo de atividade.

Já para sétimo, oitavo e nono ficou decidido que a prática acontece em 9 minutos, porque estão com a resistência aeróbica um pouco mais desenvolvidas.

No caso do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio os 12 minutos são realizados, porém em todas as turmas há o cuidado no orientá-los quanto a caminhar para descansar quando  perceberem que estão muito cansados, assim como a realizarem hidratação e respiração correta.

Depois os resultados do ensino médio podem ser comparados diretamente na tabela do teste de Cooper (12 minutos).  No caso das outras séries aqui no ICN, é preciso fazer a conversão da tabela.

Tudo isso tem dois propósitos importantes referentes a segurança e aprendizado dos estudantes. Sabemos que, apesar dos baixos riscos para a saúde ao realizar testes como este, porém toda precaução com a segurança é fundamental para um bom trabalho.

Teste de Cooper Colaboração do Prof. Filipe Santos
Teste de Cooper
Colaboração do Prof. Filipe Santos

Este ano tive a colaboração do professor de História e faixa preta em Taekwondo Filipe Santos na demonstração do ritmo ideal de corrida, isso facilitou o processo de explicação desta atividade.

Filipe foi meu aluno, aqui mesmo no ICN, há um tempo atrás. Sempre demonstrou dedicação nos estudos e ótima resistência aeróbica.

Atualmente tenho a grata surpresa de trabalhar com ele nesta mesma instituição. Obrigado garoto pela disponibilidade.

 

Escrito por: Paulo Carvalho – Prof. e Jornalista.

 

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo, tem mais informações sobre o Teste de Cooper realizado todos os anos no Instituto Canção Nova.

FacebookWhatsAppEmailPrintFriendly

Um comentário em “O Teste de Cooper para a avaliação da Resistência Aeróbica

  • junho 11, 2019 em 11:51 pm
    Permalink

    obrigado pela explicação!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *