A natação desperta interesse dos pais desde cedo
A natação é uma atividade física que desperta interesse de diversos pais desde muito cedo. Eles procuram escolas especializadas e colocam seus filhos já nos primeiros meses de vida do Bebê, por muitos motivos.

Assim como um adulto que começa praticar a natação e melhora a resistência muscular, o funcionamento cardiorrespiratório, o bebê também é beneficiado. Outra questão relevante é que essa atividade física ajuda no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da criança.
Para Júlio Cesar, pai de Gabriel Cesar a natação foi escolhida porque além de ser um esporte saudável para o crescimento e desenvolvimento, ela faz bem também para a respiração e articulações.
Muitas pessoas consideram a natação como atividade completa, pois proporciona a movimentação de todos os músculos do corpo, porém pesquisas mostram que o grau de impacto é mínimo e tanto nossos ossos como músculos precisam desse estímulo para permanecerem saudáveis.
Devido a essa realidade, é importante que dentro do planejamento de atividades físicas da criança durante a semana contemple também, outras atividades que proporcionem impacto leve e moderado para que ossos e músculos cresçam de acordo com cada fase de desenvolvimento.
Um outro motivo que levam os pais optarem por natação para os filhos é a diminuição significativa dos problemas respiratórios como bronquite, sinusite e rinite. Neste caso, o ideal é fazer as aulas no período quente do ano e fora de crises relacionadas a esses problemas.
“Vamos levar para melhorar a parte respiratória porque ela está um pouco de sinusite”, destaca Rafael Rodrigues, pai da aluna Paola.
O professor Nilton Cesar Carvalho, trabalha com natação para bebê há 4 anos destaca que as aulas precisam estar focadas na adaptação ao meio líquido do bebê de maneira a promover o trabalho de coordenação com segurança.
Fonte:
Natação para bebês: considerações neurofisiológicas – www.ceafi.com.br/publicacoes/download/a010221225fe62866d98c707a45ad4b22 –
Acesso: 14/10/2016