A natação desperta interesse dos pais desde cedo

A natação é uma atividade física que desperta interesse de diversos pais desde muito cedo. Eles procuram escolas especializadas e colocam seus filhos já nos primeiros meses de vida do Bebê, por muitos motivos.

natacao-para-bebe-prof-cesar
Foto: Paulo Carvalho

Assim como um adulto que começa praticar a natação e melhora a resistência muscular, o funcionamento cardiorrespiratório, o bebê também é beneficiado. Outra questão relevante é que essa atividade física ajuda no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da criança.

Para Júlio Cesar, pai de Gabriel Cesar a natação foi escolhida porque além de ser um esporte saudável para o crescimento e desenvolvimento, ela faz bem também para a respiração e articulações.

Muitas pessoas consideram a natação como atividade completa, pois proporciona a movimentação de todos os músculos do corpo, porém pesquisas mostram que o grau de impacto é mínimo e tanto nossos ossos como músculos precisam desse estímulo para permanecerem saudáveis.

Devido a essa realidade, é importante que dentro do planejamento de atividades físicas da criança durante a semana contemple também, outras atividades que proporcionem impacto leve e moderado para que ossos e músculos cresçam de acordo com cada fase de desenvolvimento.

Um outro motivo que levam os pais optarem por natação para os filhos é a diminuição significativa dos problemas respiratórios como bronquite, sinusite e rinite. Neste caso, o ideal é fazer as aulas no período quente do ano e fora de crises relacionadas a esses problemas.

“Vamos levar para melhorar a parte respiratória porque ela está um pouco de sinusite”, destaca Rafael Rodrigues, pai da aluna Paola.

O professor Nilton Cesar Carvalho, trabalha com natação para bebê há 4 anos destaca que as aulas precisam estar focadas na adaptação ao meio líquido do bebê de maneira a promover o trabalho de coordenação com segurança.

 

 

Fonte:

Natação para bebês: considerações neurofisiológicas – www.ceafi.com.br/publicacoes/download/a010221225fe62866d98c707a45ad4b22

Acesso: 14/10/2016

FacebookWhatsAppEmailPrintFriendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *