Tesoureira atua como mesária voluntária no Jacap

No início dos Jogos Abertos de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, as atletas da equipe treinada pelo Prof. Juan Paplo foi decisiva para a criação da competição, “a gente participava de vários jogos abertos de interior das cidades de Minas Gerais, tinha os jogos de Cruzília, de Conceição do Rio Verde e uma vez as meninas do volei me chamou e pediu para fazer os jogos aqui em Cachoeira”, conta o professor de Educação Física.

Uma das atletas que participou deste time de volei que deu a origem ao Jacap foi Andreza Fabiana Pinto Barboza. Ela chegou a participar de 15 edições do Jacap como jogadora de voleibol e desde essa época já colaborava na organização.

Atualmente ela trabalha como tesoureira em uma instituição da cidade, mas não deixou de ajudar na organização da competição. Andreza participou de todas as edições e conta que ama os Jogos Abertos de Cachoeira Paulista. Sua principal função na organização é a de mesária nos jogos de volei.

A função de mesária é fundamental para o bom andamento do jogo e consequentemente para a continuidade da disputa. Quem exerce esse papel tem a responsabilidade de anotar os pontos, faltas, cartões amarelos, vermelhos, entre outras informações que o árbitro considerar importante.

É possível comparar o trabalho de uma mesária de jogos esportivos com a de secretárias

de empresas que anotam tudo de relevante para que os chefes não esqueçam de algum compromisso importante, por exemplo.

O Jacap (Jogos Abertos de Cachoeira Paulista) é um grande evento esportivo do Vale do Paraíba que será realizado a partir de 20 de agosto até 10 de dezembro. Cerca de 2.500 atletas de 3 estados do Brasil disputaram modalidades esportivas como futsal, volei, malha livre, tênis de mesa, corrida de rua, entre outras.

Equipes representantes de diversas cidades dos estados de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo estarão presentes.

Neste ano essa tradicional competição da região completa 20 anos. Em clima de festa, os organizadores do evento pretendem premiar mais de 900 atletas e equipes que tiverem êxito nas atividades esportivas e se tornarem campeões desta edição dos jogos abertos.

O idealizador e um dos organizadores é o professor Juan Pablo Aguirre Pinto, nasceu em Vilha Del Mar no Chile e se naturalizou brasileiro que residente em Cachoeira Paulista há 37 anos.

O professor de Educação Física destaca que no começo do Jacap foi difícil “praticamente a gente fez tudo, a gente pintou a quadra e correu atrás de patrocínio…”, afirma Juan Pablo.

Hoje em dia o evento cresceu e as pessoas com deficiência física ganharam espaço e podem participar do Parajacap, assim como as pessoas da terceira idade com diversas disputas adequadas para essa faixa etária.

Neste ano especial de 20 anos do Jacap há grande expectativa por parte da organização para que seja uma edição que marque positivamente a história esportiva da região do Vale do Paraíba.

Autor: Paulo Carvalho – Jornalista responsável pelo “tudocomsaude”

Load More

FacebookWhatsAppEmailPrintFriendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *